Desencantamento
Atualizado: 25 de mai.
Fiquemos atentos, espertos e de olhos bem abertos com um certo tipo de pessoas que perambulam livremente por todos os espaços e ambientes, elas podem estar até mesmo em nossos grupos familiares.
Mas, elas gostam mesmo é de salas de espera e têm uma verdadeira adoração pelas filas.
Cuidado!
Falo daqueles que sempre, e insistentemente, vendem-nos muito barato o pessimismo, o negativismo e o desânimo. Pessoas que nunca dizem algo animador, demonstrando claramente uma perigosa alergia a otimismo e por isso evitam o mínimo contato.
Você certamente conhece, pelo menos, um daqueles que sempre saem a gritar desarvorados: “fogo, fogo na floresta” diante de qualquer possível acontecimento, assustando a todos que desavisadamente se deixam afetar por esses histéricos e infundados alarmes.
Tem ainda infiltrados por aí, aqueles tipos que, sem o que dizer, se especializaram em reclamar do clima: “Que calor infernal”, “Essa chuva não vai parar?”, “Que frio é esse?”... segundo o poeta, esses enjoadinhos não irão para o céu, pois lá, segundo dizem, o clima é sempre estável.
Outro tipo sem graça, que me tira do sério, é aquele que nos encontra na segunda-feira às 08:00 horas e diz de cara, sem rodeios: “Eu detesto às segundas-feiras, tô doido que chegue logo sexta-feira”, como se fosse possível chegar a sexta-feira sem passar pelos outros dias que a antecedem e não param para pensar que a sexta-feira só é legal, por termos vivido a semana todinha.
Não posso deixar ainda de lembrar dos anunciadores do apocalipse, aqueles que nos ameaçam constantemente com sua chegada e com voz soturna bradam: “Agora sim é que as coisas vão ficar realmente feias”, “Em toda minha vida, eu nunca vi uma situação igual a essa”, “Bom mesmo era na minha época”... se a gente as levar a sério, depois de um tempo, não teremos coragem nem de sair às ruas.
Confesso que tenho pouca paciência e cada vez menos com essas figuras, elas são até engraçadinhas de longe e só às vezes. São, sim, umas malas grandes e sem alças, difíceis de serem carregadas; eu tenho evitado drasticamente o contato com elas, para o bem delas e principalmente para o meu.
Não se deixe levar, não permita que te atinjam com estas lamúrias infundadas, afaste-se enquanto é tempo, valorize o seu otimismo, brinque com seu bom humor, siga em frente curtindo tudo de belo que a vida tem para oferecer.
Volto a dizer: Cuidado! Não se deixe enredar por estes vendedores do desencantamento que fazem a vida passar em preto e branco.
Olhe a vida com os olhos das crianças, encante-se com o viver, a vida é uma dádiva maravilhosa, divina.
Rogério Alves
Mas o que importa não é o que elas pensam ou que dizem mas o que você pensa. O comportamento dessas pessoas não deve te provocar nenhuma reação a não ser uma atitude compassiva, afinal elas constituem maior parte de uma humanidade ainda doentia.
E como mexe com a nossa energia !!!@
É a turma que acha que o copo está sempre meio vazio!!!