20 de Março de 20/21
Este é um dia muito especial na minha vida! Em 20 de março de 2020, já impactado pelos acontecimentos que traziam a reboque uma tempestade de sentimentos imprecisos, me vi acometido de medo, insegurança, incerteza e tomei uma decisão que abriu porta para outras ações que foram chegando e, assim, eu começava a aprender a conviver com uma nova realidade que despontava e que, hoje, vejo perdurar insistentemente.
Naquela hora, pensei que duraria somente alguns dias e... lá se foi, apressado, um ano!
Tive que apreender, nesse tempo, uma nova forma de trabalhar, de me comunicar, de me relacionar, de agir em todos os campos da vida; foi uma batalha dura de valores e paradigmas, ainda vigentes naquele tempo, contra possíveis novas formas de fazer e de agir a serem experimentadas e aprovadas.
A atitude tomada por mim naquela madrugada/manhã do dia 20 de Março de 2020 foi a de publicar um áudio, uma mensagem "ocupacional", "motivacional" e consoladora, na única intenção de fazer algo, algo que se transformou, com o passar do tempo, num grande grupo de estudo diário que completou um ano e muito me transformou.
Hoje, vejo claramente o quanto aquela primeira atitude foi primordial para eu romper com uma paralisia pessoal iminente, antes que ela se estabelecesse. Assim, me foi possível ampliar meu horizonte e caminhar, a partir desse primeiro passo, nos campos acima mencionados, com uma nova disposição para coexistir em um mundo novo.
Foram necessárias ações disruptivas com o mundo de antes para que eu seguisse em frente com a vida.
Hoje é 20 de Março de 2021!
Completa-se um ano de uma realidade que já não é nova e que dá sinais que vai perdurar por tempo ainda indeterminado.
Agora, já adaptado a esta nova realidade, sinto ser necessário adotar novas medidas de ajuste e redirecionamento a cada dia, para poder seguir em frente.
Vivemos um tempo onde a capacidade de adaptação e a busca rápida de soluções são imprescindíveis para se seguir com a vida.
Enquanto muitos foram em frente, outros permaneceram paralisados diante do susto inicial e aguardam a volta da normalidade, algo que hoje sabemos que não vai acontecer.
Após um ano, ainda encontramos pessoas que não buscaram a porta para seguir com suas vidas. Instituições que antes se auto-proclamavam indispensáveis, permanecem fechadas e com suas atividades paralisadas e sem perspectiva de retomá-las. Muita coisa parou e assim permanece.
A vida pede soluções criativas e poder de adaptação para sua continuidade. Ainda se ouve que, somente após a vacinação as coisas voltarão a ser como eram antes. Não! Não será como antes, a orientação científica é que mesmo após a vacinação, devamos continuar com o uso de máscaras e com todas as medidas sanitárias.
Encontro, nas redes sociais, pessoas alienadas dos meios e das formas de se voltar ao mercado de trabalho, de conviverem de forma segura com a situação atual. De retomarem suas vidas sob novas condições. Colegas de profissão que ainda lamentam o ocorrido há um ano atrás, aguardando que algo aconteça para retomarem de onde pararam.
Não é tarde para dar o primeiro passo e buscar novos caminhos seguros para tocar a vida. Busque a troca de experiências, o intercâmbio e encontre a sua forma de seguir em frente, mas siga!
Não se iluda, a vida não vai voltar a ser como era antes, adote uma nova fórmula e retome seus negócios, suas relações, seu trabalho… até sua religião! A vida é assim, um permanente desafio a nos constranger a crescer e evoluir.
A vida nunca foi segura, viver sempre foi uma grande aventura!
Não se deixe paralisar, muito menos que te parem, viva!
Rogério Alves
留言