Palestra Espírita:
como estudar o Espiritismo e praticar?
-
Já aconteceu de você acabar de assistir uma palestra espírita e ter a sensação de ter ficado tudo um pouco no ar?
-
Você gostaria de trazer mais instrução e prática espírita para o seu dia a dia?
-
Você quer começar o estudo espírita mas não sabe por onde começar ou tem dificuldade de iniciar sozinho?
Nesta página, você vai encontrar: (Se preferir, clique em cima de cada item para ir direto ao tema escolhido)
01. Como expandir e ampliar os benefícios vivenciados durante a palestra para o nosso dia a dia.
02. Palestra Espiritismo Estudo e Prática (de dois modos - na íntegra ou em tópicos, por assunto)
03. Como a força do amor aliado à instrução pode transformar a nossa vida
04. Afinal de contas, o que é o amor na doutrina espírita?
08. O perigo do consumo de Informações fragmentadas das redes sociais
09. Os benefícios do Estudo da Doutrina Espírita em Grupo
Caso deseje receber em seu e-mail mais de nossas postagens, cadastre-se.
-
Você já pensou no conteúdo trocado internamente durante uma palestra?
-
Já aferiu, em você mesmo, os benefícios desse chamado processo espiritual: entre a Pessoa e o Ser, durante uma palestra no centro?
-
Já pensou que podemos buscar expandir, ao menos, em parte, a troca com o mundo espiritual, em nosso íntimo - durante 40 minutos apenas.
Sem jamais querer substituir a ida ao Centro Espírita e seus sutis tratamentos; a Divulgação dos Conteúdos, o encontro a si mesmo através do estudo doutrinário mais aprofundado - a instrução pessoal - tem como consequência um facilitador à nossa melhoria íntima. Podemos assim chamar um facilitador à reforma íntima que nos propomos...
Essa assim, é a proposta dessa pequena página, onde a atual forma de lançar e trocar conteúdos, numa rede aberta - o website, permite a busca na internet a partir de algumas palavrinhas-chaves… Ex: #espiritismo, #estudo, #melhoria íntima, #sentido do estudo doutrinário, #motivação a estudar…
Prólogo
O Grupo Espírita Virtual Caminho De Luz é um grupo do Facebook criado para promover palestras e mensagens da doutrina espírita.
Seu objetivo é divulgar a doutrina espírita através de mensagens e palestras espíritas que são transmitidas ao vivo, dando a possibilidade a quem está assistindo, poder enviar as suas perguntas ou colaboração e se expressar.
Ele apresenta respostas à constante necessidade de busca íntima que muitos vão sentindo e pesquisando na Rede, para viverem momentos de interiorização. São palestras ouvidas, e até repetidas, que tocam aqueles que necessitam, hoje dispondo de uma rede virtual que permite vivenciarem um pouco da Palestra do Centro Espírita.
É muito bom poder participar de iniciativas que possibilitam às pessoas que não podem ou têm extrema dificuldade de ir, fisicamente, assistir a uma palestra, a participar e estar em sintonia com a doutrina espírita.
Todas as segundas feiras às 21:00, eles têm um estudo espírita ao vivo, pelo qual agradecemos participar.
Para uma boa visualização do vídeo, use, se possível, as resoluções 4k ou 1080
Oferecemos a Palestra de dois modos - na íntegra ou em tópicos:
• A visualização integral do vídeo (acima) permite um 1º contato com todo o Conteúdo (para os que dispõem de tempo) e, com essa visão geral, poder aprofundar-se no que se sentir tocado.
• A visualização em tópicos (abaixo) permite o aprofundamento, aos poucos, no Conteúdo, podendo ser visto e pesquisado como num Livro. Cada tópico abre conhecimento a mais páginas, através dos links sugeridos. Pode servir como um pequeno estudo do tema, vivido ao longo de mais de um dia, sem pressa, benefício possível somente aqui na web.
Vamos à visualização desta Palestra em Conteúdos que podem expandir-se por você... Que a página seja apenas mais um meio e sua consciência, um guia...
1. A força do amor
aliado à instrução
“Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento;
instruí-vos, este o segundo.”
O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo VI - O Cristo consolador \ Instruções dos Espíritos \ Advento do Espírito de Verdade.
Veja completo na Kardecpedia!
De que tipo de instrução estamos falando?
Estamos falando de uma instrução ativa que leva à prática, aplicada primeiramente em nossas vidas, baseada na experimentação em nosso dia-a-dia.
“O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual (...) Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma.”
O Livro dos Espíritos \ Parte terceira - Das leis morais \ Capítulo XII - Da perfeição moral \ Conhecimento de si mesmo \ 919. Veja completo na Kardecpedia!
A chave de mudança da busca do Autoconhecimento, que existe em todos nós, vai nos libertando... Aos poucos, migramos a caminhos totalmente novos e desconhecidos, nos colocando em novos patamares de percepção - de nós mesmos, do próximo e de nossa essência
• Fase de Transição (Phase Transition), da ilustradora canadense Ashley Mackenzie.
Caso você goste, veja mais em seu site:
https://www.ashmackenzie.com/
De que amor estamos falando?
Amor: resumo da doutrina de Jesus
O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito.
Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos.
E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas.
O Evangelho segundo o Espiritismo \ Capítulo XI - Amar o próximo como a si mesmo \ Instruções dos Espíritos \ A lei de amor.
O que acontece quando conseguimos aliar o Amor ao conhecimento doutrinário?
Naturalmente ao lermos as obras básicas, nasce uma vontade de fazer alguma coisa, de colocar em prática os ensinamentos aprendidos.
A responsabilidade com o outro se amplia e se transforma em valorização daqueles que momentaneamente precisam de auxílio. Nasce um natural prazer de aprender a respeitar, de harmonizar as diferenças interpessoais e buscar compreender o próximo,
a seu tempo.
2. Estudo da Doutrina Espírita:
Vamos começar?
O Espiritismo tem como Base o Pentateuco (05 obras) codificado por Allan Kardec.
Allan Kardec era um professor, discípulo de Pestalozzi. Por sua vivência e experiência como educador, estrutura a Doutrina Espírita de forma didática, onde as obras vão se completando e formando um bloco de conhecimento.
Assim, recomenda-se o Estudo em ordem cronológica o que facilita sua compreensão.
Aproveite está aventura que ampliará seus horizontes e sua compreensão do mundo e da vida.
• O Livro dos Espíritos
• O Livros dos Médiuns - guia do médiuns e dos evocadores
• O Evangelho Segundo o Espiritismo
• O Céu e o Inferno - a Justiça divina segundo o Espiritismo
• A Gênese - os milagres e as predições segundo o Espiritismo
PALAVRAS CHAVE
#estudo do espiritismo para iniciantes
#o que é doutrina espirita
#ordem de leitura dos livros espiritas
#livro doutrina espirita
#quais os fundamentos básicos do espiritismo
A importância da leitura da Revista Espírita
- a Importância -
Este índice é um portal alfanumérico que dá acesso ao enciclopédico mundo de informações codificadas por Allan Kardec. São 4.000 entradas principais e 13.500 detalhamentos compilados dos 12 volumes (144 números) da Revista Espírita, veiculadas no período de 1858 a 1869.
O Internauta poderá obter detalhes de assuntos analisados e divulgados pelo Codificador ao longo da constituição e desenvolvimento do Movimento Espírita. Saberá mais acerca da Codificação e terá ampliado o conceito sobre a Doutrina como filosofia, ciência e religião.
Tomará conhecimento de diversos casos noticiados pela imprensa, que ofereciam conteúdo para estudos morais sérios à luz do Espiritismo. As mais curiosas manifestações espíritas, tais como aparições, bicorporeidades, premonições, vidência, cura mediúnica, obsessão, manifestações físicas foram registradas por Allan Kardec na Revista Espírita, e hoje estão disponíveis aos interessados de modo fácil e rápido.
Este índice geral facilita a pesquisa e permite mais amplo estudo do Espiritismo. Basta buscar o assunto, a palavra ou a expressão de interesse, para se deparar com preciosas informações, passando a conhecer o pensamento do Codificador e de seus contemporâneos.
- Artigo da Federação Espírita Brasileira sobre a Revista Espírita. Clique para ver todo o conteúdo!
- o Prefácio -
A Revista Espírita (Revue Spirite – Journal d’Études Psychologiques) está comemorando cento e cinquenta anos de sua fundação. Circulou de janeiro de 1858 até abril de 1869, sob a égide de Allan Kardec. Quando desencarnou, em 31 de março de 1869, o número de abril já estava composto e foi publicado com sua assinatura. Sua semente foi lançada em reunião mediúnica na residência do Sr. Dufaux, em novembro de 1857. A Sra. Ermance Dufaux foi a médium pela qual Allan Kardec consultou o Espírito a respeito da idéia que alimentava de publicar um jornal espírita. De pronto recebeu o apoio da Entidade, que deu a ele a seguinte orientação:
[…] De começo, deves cuidar de satisfazer à curiosidade; reunir o sério ao agradável: o sério para atrair os homens de Ciência, o agradável para deleitar o vulgo. Esta parte é essencial, porém a outra é mais importante, visto que sem ela o jornal careceria de fundamento sólido. Em suma, é preciso evitar a monotonia por meio da variedade, congregar a instrução sólida ao interesse que, para os trabalhos ulteriores, será poderoso auxiliar. (Obras Póstumas, 33. ed. FEB, p. 294)
E realmente o foi. Tornou-se a Revista o instrumento hábil pelo qual o Codificador dialogava com os novos adeptos da Terceira Revelação e, também, com seus detratores, tornando o periódico tão interativo quando possível, objetivando, assim, construir a unidade de princípios no movimento espírita nascente. Tanto que após dez anos de circulação, afirmava seu fundador:
A Revista foi, até agora, e não podia deixa de ser, uma obra pessoal, visto que fazia parte de nossas obras doutrinárias, constituindo os anais do Espiritismo. Por seu intermédio é que todos os princípios novos foram elaborados e entregues ao estudo. Era, pois, necessário que conservasse seu caráter individual, para que se estabelecesse a unidade. (RE, 1868, p. 527)
- Veja mais no site da FEB. Clique para ver todo o conteúdo!
Bônus
- Acervo das Revistas -
Você pode baixar em PDF as Revistas Espíritas de 1858 a 1869, que Kardec compartilhou com a comunidade leiga e científica daquela época. Hoje, o compartilhamento continua pela rede web. Veja, no site da Federação Espírita Brasileira, as 13 revistas oferecidas, ano-a-ano, inclusive um importante índice.
Clique para ver todo o conteúdo!
• Grupamos esse conteúdo, para quem tem o programa Adobe Acrobar Reader (gratuito), que possui um navegador de conteúdo, através de "Marcadores de Livro", com um Sumário onde basta clicar e se vai ao tópico "marcado", um dos muitos atributos do livro eletrônico que otimiza e acelera o estudo. Essa organização auxilia e otimiza a todos os que desejam se aprofundar.
Clique abaixo para baixar todo o conteúdo das Revistas Espíritas (em PDF) feitas por Kardec!
em PDF
Papel
e-Book
Sugestões de Pesquisa e aprofundamento (aos que buscam mais conhecer):
• site autoresespiritasclassicos.com (Jorge Hessen) muito completo com 3 traduções da Revista Espírita:
- Federação Espírita Brasileira, com a tradução R.E. por Evandro Noleto Bezerra
- Editora IDE - Instituto de Difusão Espírita, com a tradução R.E. de Salvador Gentille
- Encyclopédie Spirite - Mouvement Spirite Francophone - Revue Spirite en Français
• kardeckpedia.com para ser visto como página e conteúdo pesquisável
• União Mineira Espírita, apresentando e oferecendo as 12 Revistas e o Índice Geral, da tradução de Evandro Noleto Bezerra, livros da FEB
• As mesmas Revistas Espíritas em Livro Papel ou E-Book, para Compra: Sumarino / Amazon Livro / Amazon e-book / Candeia / Saraiva / pesquizador de preços Zoom
Obs: Fizemos uma rápida pesquisa usando um motor de pesquisa por preços. O ideal é você mesmo buscar na internet
Com tantas informações sobre o espiritismo em livros, como identificar as obras sérias e profundas?
Muitas obras intitulam-se mediúnicas, com bases no Espiritual, pelo fato de serem vindas via mediunidade.
Vemos hoje o mesmo desafio que Kardec passou ao estudar tantas comunicações mediúnicas e buscar um cunho espiritual em cada uma (ou refutá-la como sem valor profundo, sem base no amor, não promovendo o Bem).
Assim, cabe lembrar a orientação:
"A melhor garantia de Sinceridade está no desinteresse absoluto, porque aí onde nada tem a ganhar, o charlatanismo não tem razão de ser.
Quanto à realidade dos fenômenos, cada um pode constatá-la, se se coloca nas condições favoráveis e se aplica a paciência na observação dos fatos, a perseverança e a imparcialidade necessária."
Resumo da lei dos fenômenos espíritas, Livros dos médiuns, 38. Veja na Kardecpedia!
Leia mais sobre o assunto na página Espiritismo Critério e Bom Senso.
Clique ao lado!
• O consumo de Informações fragmentadas das redes sociais
• Necessidade de não fazer das redes sociais as únicas fontes de informações
O uso da Rede Social, para muitos, tornou-se a única fonte de informação da internet. E, o celular, o único meio!
“Aquele que não se quer dar ao trabalho de estudar, é antes guiado pela curiosidade, que pelo desejo real de se instruir.”
O que é o Espiritismo? \ Capítulo I - Pequena conferência espírita \ Segundo diálogo - O cético \ Médiuns interesseiros. Veja na Kardecpedia!
Outra, e mais focada em conteúdos de qualidade, é a Rede Funcional, ou seja, a que tem objetivo no Conteúdo. - Ex: os Blogs e Websites.
Veja que a maioria tem cunho de doação de Conteúdo, de compartilhamento de experiências gratuitas, não comercial!
Aqui vão alguns exemplos do Bom uso da REDE:
https://www.kardecpedia.com
http://luzepaz.org/livros-espiritas
https://www.febnet.org.br
Lembramos de um tipo de experiência que todos já vivemos e não esquecemos:
- Quando precisamos fazer escolhas por nós mesmos, partindo de uma sugestão interior, diferente do mundo a nossa volta, inovando nossa história...
- Quando nos inovamos - somos únicos e muito felizes!
Mas, para essa conquista, precisamos, de alguma maneira, conhecer a história que vivíamos. Buscarmos consciência...
• Universal Understanding (Trabalho de Compreensão), da ilustradora canadense Ashley Mackenzie
Caso você goste, veja mais em seu site:
https://www.ashmackenzie.com/
3• Os benefícios do Estudo da
Doutrina Espírita em Grupo
O Estudo Espírita em Grupo é uma experiência natural aos que buscam aprender, ou seja: ampliar o entendimento, melhorar os comportamento, as atitudes…
Infelizmente, nem todos os que estudam tm acesso a essa oportunidade que os Centro Espíritas oferecem. Reunir-se em torno de um aprendizado irmanado (onde crescemos juntos), representa uma busca e ação dos Sentimentos sobre as demais intenções. Já nos revela a presença do Espírito entre nós, a nos conduzir rumo à iluminação diária - que podemos buscar a cada dia.
Amplia a nossa capacidade de entendimento; nos enriquece pela luz que traz. A presença da equipe espiritual inspira... Assim, o mais interessante não é ler, é estudar.
Nesse tipo de estudo, previamente preparado pela espiritualidade, a interiorização que alcançamos (pelos propósitos buscados) taz o fruto motivador: uma ativa vontade de melhorar.
O primeiro culto do “Evangelho no Lar” na casa de Pedro mostra a importância do estudo em grupo (O culto cristão no lar - 7-OBRA)
Quais os benefícios de se estudar em grupo?
01 - Motivação: a troca em grupo motiva a leitura: ajuda a desenvolver a disciplina da leitura semanal para a dinâmica de troca de conhecimento durante o encontro, (isso pode ser uma grande ajuda para quem sente dificuldade de estudar por si)
02 - Compartilhamento das dúvidas
03 - Estimula o compromisso e a disciplina com o estudo
04 - Quem ensina e compartilha aprende a ouvir e conhecer os outros, a doar-se mais...
05 - Estimula o diálogo e a união do grupo: é um ótimo treinamento para o trabalho em equipe, que só é alcançado pela simplicidade de todos
06 - Permitir o grupo ir descobrindo suas principais necessidades de crescimento e, ao mesmo tempo, trabalha essas mesmas necessidades - atua como terapia grupal, além de nos educar
07 - Descobrir belezas ocultas naqueles que se mostram menos - ou, simplesmente, nos torna mais sensíveis como Ser
Leia mais sobre o assunto no livro JESUS NO LAR,
buscando o benfícios de crescimento do grupo
• Uma simples disciplina de leitura permite a renovação!
Um exemplo real, de transformação pelo estudo,
contado por Rogério Alves
"Na intenção de reabrir o Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Pestalozzi, nós iniciamos um grupo de estudos às quintas-feiras.
No início éramos apenas 05 ou 06 pessoas mas, após algumas semanas, o grupo foi crescendo e, rapidamente, éramos uns 20 estudantes. Nosso estudo era simples e participativo. Em círculo, líamos as perguntas de Allan Kardec e as respostas dos Espíritos superiores. Feito isso, a palavra era franqueada a todos até que escutássemos o assunto, de forma bem democrática.
Após algum tempo, um grupo de pessoas advindo de uma dissensão em outro grupo espírita, se incorporou ao nosso. Esta chegada e a incorporação destas pessoas ao grupo de estudos fez com que nosso estudo ficasse meio impossibilitado (pela grande quantidade de pessoas), nos induzindo a criar uma reunião publica às quintas-feiras, às 20 horas.
Alguns meses depois, realizamos uma eleição e uma diretoria foi composta para cuidar dos destinos da Casa. Foram criadas as outras reuniões normais, as atividades como: Evangelização Infantil, Reunião Doutrinária. …
Com esta experiência, pude aprender o quanto o estudo da Doutrina Espírita é poderoso instrumento agregador, aglutinador.
Assim, a Casa Espírita vive até hoje e cresce continuamente."
Seguimos!
Mesmo com todas as oscilações, se a intenção crê além da atualidade; consegue sonhar diferente e melhor. A Realidade vai se transformando. Vai virando a matéria e os eventos de nossos sonhos. Isso, porque, eles conosco criam. Somos criadores sem muito o saber.
Mas vamos reaprendendo, mudando e refazendo, mesmo que com vagar... Nós e a Realidade mudamos sempre... Assim sendo
Conseguimos! Se desejar, deixe seu comentário logo abaixo...
• O Fim e Outros Começos (The Spinners / The End and Other Beginnings) - da ilustradora canadense Ashley Mackenzie
Caso você goste, veja mais em seu site:
https://www.ashmackenzie.com/
Créditos e Sugestão de Pesquisa
Crédito das imagens vetoriais:
• Freepik.com - acervo de vetoriais gratuitos disponíveis no site: freepik.com
Nota: o Freepik, assim como o Google, são empresas de Conceito. Trabalham da Rede e inovam dentro dela. Tais conceitos renovadores são possíveis devido aos processos dessa mesma Rede
• Imagem do fundo da página: a Árvore, do fotógrafo finlandês Mikko Lagersted
Veja outros trabalhos do autor no Behance
Vale conhecer o site de fotografias de Mikko Lagerstedt.
Só no abrir do site você já desperta para uma nova realidade de seu íntimo - mikkolagerstedt.com
Veja a Galeria da Árvore
• Fase de Transição (Phase Transition), da ilustradora canadense Ashley Mackenzie.
Caso você goste, veja mais em seu site:
https://www.ashmackenzie.com/
• Universal Understanding (Trabalho de Compreensão), da ilustradora canadense Ashley Mackenzie
Caso você goste, veja mais em seu site:
https://www.ashmackenzie.com/
• O Fim e Outros Começos (The Spinners / The End and Other Beginnings) - da ilustradora canadense Ashley Mackenzie
Caso você goste, veja mais em seu site:
https://www.ashmackenzie.com/
Nosso agradecimento a:
• Grupo Espírita Virtual Caminho De Luz
• site autoresespiritasclassicos.com